Não, a cirurgia refrativa é realizada em regime ambulatorial, o paciente geralmente já é liberado ao fim do procedimento.
A cirurgia pode ser feita em pacientes acima de 21 anos com no mínimo 1 ano de estabilidade no grau dos óculos e com ausência de outras doenças oculares. Porém, é necessária uma avaliação oftalmológica completa para poder indicar o procedimento.
Os pacientes geralmente começam a notar uma melhora na visão logo após a cirurgia refrativa, mas a visão pode ser inicialmente um pouco embaçada ou turva. A maioria das pessoas experimenta uma melhora significativa na visão nos dias seguintes ao procedimento, e alcançam uma visão nítida e clara dentro de algumas semanas.
Após a cirurgia refrativa, é recomendável evitar o uso de maquiagem nos olhos por pelo menos algumas semanas para prevenir qualquer irritação ou contaminação nos olhos em processo de cicatrização.
O paciente está liberado para voltar ao trabalho e dirigir já no dia seguinte a cirurgia.
Embora a cirurgia refrativa seja geralmente segura e eficaz, há algumas contraindicações que podem impedir a realização do procedimento em certos casos. Alguns exemplos incluem doenças oculares não tratadas, como glaucoma, doenças sistêmicas não controladas, gravidez e amamentação. Durante a consulta inicial, avaliamos sua saúde e histórico médico para garantir que a cirurgia seja segura e adequada para você.
Por ser uma técnica minimamente invasiva, a Cirurgia Refrativa a laser não requer o uso de curativos ou tampões no pós-operatório.